AULA MAGNA
Comandante da Aeronáutica ministra Aula Magna no CIAAR
O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, ministrou, no dia 6 de outubro, a Aula Magna do Estágio de Adaptação ao Oficialato (EAOF) 2025, na Guarnição de Aeronáutica de Lagoa Santa (GUARNAE-LS). A solenidade marcou o início oficial do curso, que reúne 233 alunos do EAOF e 22 do Curso de Formação de Oficiais Especialistas (CFOE), simbolizando o primeiro passo dos futuros oficiais na carreira de liderança da Força Aérea Brasileira (FAB).
O evento contou com a presença do Comandante-Geral do Pessoal (COMGEP), Tenente-Brigadeiro do Ar Sérgio Rodrigues Pereira Bastos Junior; do Chefe do Gabinete do Comandante da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar Antonio Luiz Godoy Soares Mioni Rodrigues; do Diretor de Ensino da Aeronáutica (DIRENS), Major-Brigadeiro do Ar Luiz Guilherme da Silva Magarão; além de Comandantes, Chefes e Diretores da GUARNAE-LS.
“Estamos muito gratos, pois os senhores chegaram aqui por passarem por uma prova. A partir de agora, fazem parte de um contexto muito maior dentro da Força”, destacou o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, ao ressaltar a importância dessa nova etapa na trajetória dos futuros oficiais da FAB.
Na ocasião, o Comandante também participou da Parada Diária do Corpo de Alunos do CIAAR, cerimônia tradicional que reflete a rotina militar e o espírito de disciplina e coesão dos discentes. A tropa, formada pelas Turmas Spartanus e Petrus, desfilou em continência à autoridade ao som da Canção do CIAAR, composta pelo Capitão Músico Paulo César Ramos Rezende.
Como parte das atividades, foi realizado o Descerramento da Bolacha da Turma Petrus, no Rancho dos Alunos, um momento simbólico que representa a identidade e o espírito coletivo dos integrantes do 4º Esquadrão do EAOF 2025. A cerimônia foi presidida pelo Comandante da Aeronáutica e contou com a participação do aluno mais antigo da turma.
A bolacha, instalada em local de destaque, permanecerá exposta até o término do curso, simbolizando o percurso em andamento e o compromisso de cada integrante com a formação militar. Com elementos que remetem à força, à resiliência e à honra, o emblema traz a inscrição “Petrus”, palavra em latim que significa “rocha”, e o lema “In Petra Fundati, Ad Honorem Vocati”, que traduzido significa “Fundados na rocha, chamados para a honra”.
Estágio de Adaptação ao Oficialato
O EAOF é destinado a cidadãos brasileiros natos, Suboficiais ou Primeiros-Sargentos da ativa do Quadro de Suboficiais e Sargentos (QSS) e do Quadro Feminino de Graduados (QFG) de especialidade compatível com o Quadro de Oficiais Especialistas da Aeronáutica (QOEA), de ambos os sexos, voluntários e interessados em ingressar no QOEA, desde que também atendam aos pré-requisitos, às condições e às normas estabelecidas nas Instruções Específicas do Exame de Seleção ao EAOF.
Fotos: CIAAR
